Jack Reynolds e o Futebol Total

O treinador inglês revolucionou o Ajax e influenciou o que é historicamente o futebol holandês.

Jack Reynolds em 1947


Início de Reynolds


O Futebol Total teve seu início na Holanda, mas a filosofia de jogo que encantou o planeta no seu auge durante a Copa do Mundo de 1974, deve muito a um inglês - como todo o futebol deve aos ingleses - chamado Jack Reynolds.

Curiosamente, dentre os técnicos de futebol, poucos são os craques da bola que conseguiram dar sequência ao sucesso obtido enquanto jogadores quando tornaram-se técnicos. Os exemplos mais comuns de treinadores vitoriosos são os atletas frustrados, jogadores de carreira mediana ou interrompida por conta de lesões graves. Com Reynolds, não foi diferente, um jogador de carreira modesta com passagens por Grimsby Town, pelo banco do Manchester City, Sheffield Wednesday e Watford.

Como treinador, iniciou a carreira na Suíça, no comando do St. Gallen. Logo depois, assumiria a seleção da Alemanha, se a Primeira Guerra Mundial não tivesse estourado, em 1914, com o Império Alemão envolvido.

Dessa forma, Reynolds buscou refúgio na Holanda e, em 1915, foi anunciado pelo Ajax como novo treinador do clube. Entre idas e vindas, passou 25 anos, ao todo, como técnico do Ajax. Segundo o próprio, nada inventou durante esse tempo. Dizia que o futebol holandês era bom, com uma mentalidade diferente do praticado na Inglaterra, não era bruto, não buscava a vitória a todo custo, eram mais técnicos e habilidosos. Estava tudo ali e só precisava de um empurrão.

O Ajax era um clube pequeno antes da chegada de Jack. Os Godenzonen (filhos dos deuses) sequer possuíam título. Dentre as conquistas do treinador inglês estão um copa e oito campeonatos nacionais. Entretanto, as taças conquistadas não foram nem de perto o seu maior êxito pelo clube holandês, o futuro diria que fora o seu legado.


A base do Futebol Total


O mundo inteiro reconhece o que Johan Cruyff fez quando tornou-se treinador do Barcelona e o reverencia por isso - merecidamente. O gênio holandês estruturou as categorias de base do clube catalão, implementou uma filosofia de jogo no Barça. Das primeiras categorias até o time principal, os culés passaram a jogar da mesma forma. Assim, gerações de jogadores foram formadas no clube com as características deste modelo de jogo. Tudo o que aconteceu no Barcelona a partir disso, deve-se a mudança feita por Cruyff: jogadores formados em La Masia, que mudariam a história do Barcelona, Busquets, Piqué, Iniesta, Xavi e Messi; a mentalidade do jogador e treinador Pep Guardiola, talvez o maior símbolo dessa revolução.


Porém, o que o eterno camisa 14 fez não foi novidade. Jack Reynolds havia feito a mesma coisa décadas antes no Ajax. Em sua segunda passagem, em 1928, o inglês estruturou todo o clube, fez com que todas as categorias jogassem o mesmo estilo de jogo - por vezes dedicando horas do seu dia para assegurar o modelo de jogo sendo aplicado corretamente. Os garotos do Ajax, aprendiam assim que chegavam ao clube a jogar ofensivamente, manter a posse de bola, envolver os adversários. Nascia, então, a base fundamental do que mais tarde seria o futebol total.


Assim foi formado o jogador Rinus Michels, dentro do Ajax. Em 1945, na terceira passagem de Reynolds pelo clube de Amsterdã, houve o encontro da maneira ofensiva de ver o jogo, do treinador com o ainda jogador Michels.


Foto falso9sports.com
Rinus Michels e Johan Cruyff. Foto: falso9sports.com



Michels, após tornar-se treinador, em sua chegada ao Ajax, a exemplo de Jack Reynolds, reformulou o clube. Interferiu na administração, tornando todos os jogadores profissionais, podendo assim dedicarem-se exclusivamente ao futebol. No campo, adotaria a mesma ofensividade do estilo de jogo de Reynolds - afinal era uma característica do clube - e a mesma disciplina com que o inglês tratava o futebol. Obviamente, aplicou suas próprias idéias aos ensinamentos de seu mestre e elevou o patamar, não somente do Ajax, mas do futebol, com a posse da bola, trocas de posições constantes, agressividade ao pressionar o adversário, de um jeito nunca antes visto. Em seis anos no comando do Ajax, levou o clube a quatro campeonatos e três copas nacionais, além do primeiro título de Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões), dos três consecutivos, dominando a Europa no início da década de 1970. Rinus Michels ainda aceitaria ir para o Barcelona, e depois comandaria a seleção que encantou o mundo e ficou conhecida como o Carrossel Holandes, na Copa do Mundo de 1974 - neste momento surge a denominação Futebol Total.


Se Reynolds não tivesse implantado uma filosofia no Ajax, possivelmente não haveria Rinus Michels e Futebol Total. Consequentemente, sem Michels e sua filosofia, não haveria o Cruyff jogador e treinador, não haveria jogo posicional, não haveria Barcelona, não haveria Pep. Ok, posso ter ido longe demais, porém, essa página da história do futebol como a conhecemos, talvez não fosse o que é, talvez ocorresse em outros lugares, com outras pessoas. Enfim, o devaneio foi para demonstrar que a influência de Reynolds é maior do que parece. Reynolds não inventou o futebol, não inventou o jogo ofensivo, o jogo de posse, mas ele é a base, direta e indiretamente, de filosofias de jogo diferentes e que igualmente encantaram o mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas